O exemplo dos Lobos - que lição


Porque andam todos a falar de uma foto de uma alcateia de lobos a caminhar sobre a neve?


Circula nas redes sociais uma imagem, no mínimo curiosa, sobre uma alcateia de mais de 2 dezenas de lobos em fila indiana a caminhar sobre a neve.


A fotografia foi tirada por um homem chamado Cesare Bra, e foi colocada a circular nas redes sociais pela srª Hermel Bach. 

Um site espanhol especializado em lobos afirma que a hierarquia entre os lobos é muito elevada, todos os membros obedecem às leis determinadas pelo colectivo. Pode parecer muito duro, mas são essas leis que garantem a sobrevivência da matilha.

Essa estrutura social promove a unidade, a ordem social do grupo, e reduz os conflitos e comportamentos agressivos entre os membros da alcateia.

Os lobos saem da "fábrica da natureza" com o instinto e sabedoria programada antes do nascimento, para agir nestes moldes comportamentais de ajuda mútua e preservação entre os membros da espécie. QUE LIÇÃO PARA A RAÇA HUMANA!

Afinal o que existe de tão especial nesta foto e no facto de a alcateia de lobos caminhar desta forma?
Porque é que o grupo assume esta forma e esta hierarquia?
Os lobos não escolheram estas posições ao acaso:

Os 3 primeiros lobos são os mais velhos ou os doentes e marcam o ritmo do grupo. Se fosse ao contrário, seriam deixados para trás e perderiam o contacto com a alcateia. Em caso de emboscada de outros animais, estes dão a vida em sacrifício pelos mais jovens.

Este grupo dos mais velhos e doentes são seguidos pelos 5 mais fortes da alcateia, que os defenderão em caso de ataque surpresa.

No centro da fila seguem os demais membros da alcateia, e no fim do grupo seguem outros 5 lobos dos mais fortes que protegerão o grupo.

Em último, sozinho, segue o lobo "alpha", o líder da alcateia. É nessa posição que ele consegue controlar e vigiar tudo em redor, decidir a direcção mais segura que o grupo deve seguir e antecipar os ataques dos predadores.


Em resumo, a alcateia segue ao ritmo dos anciãos e dos doentes, e sob o comando do líder que impõe o espírito de grupo, não deixando ninguém para trás.

"O verdadeiro sentido da vida, não é chegar primeiro, mas chegar todos juntos ao mesmo destino."

1 comentário:

Ana Correia disse...

Porque não seguir o exemplo?... Afinal ser racional não significa ser mais consciente na união familiar ou mesmo social...

Por alguma razão existem (animais, neste plano , animais irracionais ; algo temos a aprender com eles e uma lição, penso eu que seja, o "Amor incondicional" ; aquele amor que não diferencia raças, se é jovem ou menos jovem se é um adito a alguma substância, jogo, comida ou outro tipo de adição, se é mendigo,prisioneiro de delitos menores, assassino, pedófilo, violador, se é louco , ou um doente ... ninguém, mesmo ninguém deve ser deixado para traz, abandonado à sua sorte...

"Não temos o direito de julgar, não vivemos a vida do nosso semelhante, não sentimos o que ele sente, nem tampouco sabemos o que vamos fazer nos próximos minutos, nas próximas horas, e de repente damos por nós a fazer algo descrito acima.

Sim uma grande Lição de vida e um grande Líder que orienta toda a matilha escolhendo por estratégia um lugar de onde possa proteger todos. Se é fácil?? Não , não é, nós os humanos somos implacáveis com as nossas opiniões, juízos de valores, e a desembaraçar-mo-nos dos nossos anciãos, descartar os nossos doentes,comprar as nossas crianças, e abandonar totalmente os nossos " criminosos e toxicodependentes"... Simplesmente porque nos mentimos a nós próprios com mil desculpas, simplesmente porque temos um" cérebro e um ego gigante" ; Quando o coração deveria ser "o maior" e agir-mos sobre o seu comando e não o contrário...

Também eu tenho muito para aprender com os Lobos

Ocorreu um erro neste dispositivo